Pés ressecados e com fissuras (rachaduras) são queixas comuns no consultório. Estas são algumas medidas bastante úteis para melhorar a aparência e a hidratação dos pés:
.
.
✔️Usar diariamente hidratantes com alto teor lipídico para prevenir rachaduras e ajudar no reparo das já existentes. Um dia ou outro você pode ocluir com plástico de cozinha (PVC) para o produto penetrar melhor.
.
✔️Evitar banhos quentes
.
✔️Evitar lixas: o uso de lixas melhora temporariamente a aspereza dos pés, mas pode estimular a formação de mais camada córnea na pele (camada superficial de células mortas), deixando a pele mais áspera e ressecada.
.
✔️Cuidados com os calçados: alguns calçados podem piorar ou desencadear as rachaduras, devido o atrito com a região do calcâneo. Sempre ter cuidado com as palmilhas e checar se o pé não está grande para o sapato ou muito justo, já que isso pode piorar o atrito.
.
✔️Controle do peso: quanto mais pesamos, mais o pé recebe pressão, podendo originar áreas mais espessas, além de rachaduras.
.
✔️Questões hormonais/sistêmicas: mulheres na menopausa tendem a ter um maior ressecamento na pele de forma global. Pacientes com problemas de tireoide também, caso a doença não esteja sob controle. Doenças como diabetes e problemas circulatórios nas pernas também podem facilitar o surgimento de ressecamento e rachaduras nos pés.
.
✔️Em alguns casos, é necessário descartar doenças que podem aumentar a descamação e ressecamento dos pés como psoríase, infecção por fungos, dermatites de contato, etc.
.
.
Dra. Melina Albuquerque
CRM/CE 11381 RQE 7496
Consultas: (85) 3224. 3533
Wapp: 98967. 8952
Clínica Biomed – Rua Carlos Vasconcelos, 1921 – Aldeota – Fortaleza/CE