O Melasma, uma condição de pele complexa e multifatorial, normalmente acontece quando há uma produção acelerada de melanina, responsável pela coloração da pele, pelos e olhos. A condição manifesta-se em manchas acastanhadas, especialmente na face e outras áreas expostas ao sol. Durante a menopausa, as alterações hormonais podem potencializar o aparecimento do Melasma.
Fisiopatologia do Melasma
O Melasma, também conhecido como cloasma, ocorre devido à hiperatividade dos melanócitos, impulsionado por diversos fatores como a exposição solar, uso de anticoncepcionais orais, hormônios da gestação, herança genética e principalmente pela menopausa.
A menopausa provoca alterações hormonais, onde há uma significativa redução de estrogênio e progesterona. Esse desequilíbrio hormonal pode aumentar a atividade dos melanócitos, células que produzem melanina, ocasionando a hipermelanose, responsável pela formação das manchas de Melasma.
Estatísticas relacionadas ao tema
As estatísticas demonstram que o Melasma é uma condição dermatológica bastante comum. Atinge em torno de 15% a 50% das mulheres em sua fase reprodutiva e cerca de 10% dos homens. A incidência aumenta entre as mulheres durante a menopausa, momento em que as alterações hormonais ficam mais evidentes.
Mecanismo de ação do tratamento
A abordagem terapêutica do Melasma é decidida caso a caso, levando em consideração a extensão, intensidade das manchas e também da resposta à terapia. O tratamento pode englobar procedimentos dermatológicos como o peeling, microagulhamento e uso de laser, além de medicamentos tópicos contendo hidroquinona, ácido azelaico, ácidos retinóicos ou glicólico, e corticosteroides.
Os agents como a hidroquinona e o ácido azelaico agem inibindo a tirosinase, enzima chave na produção de melanina. O ácido retinóico por sua vez promove a renovação celular, enquanto o ácido glicólico auxilia na remoção das camadas superficiais da pele.
Em alguns casos, pode ser indicado tratamentos via oral como a tranexâmico, que inibe a plasmina, que é responsavel por aumentar a produção de melanina.
Benefícios do Tratamento e a Importância do Tema
O tratamento do melasma oferece benefícios significativos, não somente na melhoria do aspecto físico, mas também no aumento da autoestima e bem estar do paciente. Por ser uma condição que afeta consideravelmente a aparência, o melasma pode causar desconforto emocional e psicológico. Portanto, tratá-lo adequadamente e precocemente é preponderante.
Ademais, este é um tema de relevância pois o Melasma é uma condição crônica, cuja prevenção exige medidas cotidianas como a proteção solar e cuidados constantes com a pele. Assim, divulgar informações corretas sobre a condição, suas causas, sintomas, diagnóstico e tratamento, contribui grandemente para a saúde e bem estar da população.